Daqui a cerca de um mês, teremos o aguardado confronto entre as seleções do Brasil e Venezuela na Arena Pantanal, localizada em Cuiabá. Esta partida marcará a primeira vez que o estado de Mato Grosso receberá um jogo oficial da seleção brasileira de futebol, e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está trabalhando intensamente para garantir que seja um evento memorável para a população local.
Se você passou recentemente pelo local, pode ter notado algumas mudanças visíveis, como a limpeza da fachada da Arena Pantanal. Essas melhorias são parte de um trabalho contínuo e constante, incluindo manutenções regulares para manter o estádio em boas condições. Essas ações são necessárias devido aos jogos regulares, como os do Cuiabá, que compete na série A do Campeonato Brasileiro.
A gestão atual do Governo de Mato Grosso também fez investimentos significativos. Foram instaladas luzes artificiais que imitam a luz solar, contribuindo para o crescimento saudável da grama e aumentando a luminosidade do campo com a substituição dos componentes dos refletores.
A qualidade do gramado é crucial para garantir um jogo perfeito e a segurança dos jogadores. Após cada partida, a equipe realiza a limpeza do gramado e corrige quaisquer irregularidades que possam afetar o desempenho ou causar lesões. Além disso, a grama é cortada três vezes por semana, e as marcações das linhas de jogo são feitas antes de cada treino ou partida.
Considerando as atuais condições climáticas de baixa umidade, os cuidados com o gramado foram intensificados, levando à suspensão de todos os jogos estaduais e treinamentos programados de 10 de setembro a 12 de outubro, para permitir uma recuperação ideal.
Além disso, outros aspectos críticos, como manutenção de geradores, reparos na rede elétrica e hidráulica, vestiários e iluminação externa do estádio, estão sendo cuidadosamente tratados. Desde o ano passado, uma equipe de 100 trabalhadores se dedica à limpeza contínua de todos os espaços, incluindo as arquibancadas.
Esses esforços resultaram na escolha da Arena Pantanal para sediar o terceiro jogo do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Após um hiato de 21 anos, a seleção brasileira masculina principal retornará a Cuiabá. A decisão foi tomada após uma análise detalhada realizada pela CBF em agosto, que avaliou todos os requisitos necessários para que o estádio pudesse oficialmente receber um jogo da seleção nacional. A expectativa é de que seja um evento espetacular para todos os fãs de futebol na região.