O presidente do diretório do Partido Liberal (PL), empresário, ex-prefeito de Brasnorte e bolsonarista raiz, Tarcisio Aguiar, é o nome de maior projeção e respaldo político da região Noroeste do Estado para o pleito eleitoral de 2026.
Aguiar ainda não assumiu publicamente a disposição de tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Nos bastidores, no entanto, sua pré-candidatura é tida como favas contadas. Ele tem café no bule, gasolina de alta octanagem para queimar, conta com o apoio do prefeito Edelo Ferrari e com respaldo de lideranças de diversos municpios que integram o Noroeste e Sudoeste do Estado.
Um precioso trunfo político torna Tarcisio favoritíssimo na peleia eleitoral de 2026 por uma cadeira na ALMT.
A explicação: Janaina Riva (MDB) já declarou que não vai concorrer a novo mandato de deputada estadual. O projeto dela é o Paiaguás ou o Senado da República. Não sendo candidata à reeleição, abre-se uma imensa clareira eleitoral não apenas no Vale do Arinos, mas em todo o Noroeste de MT, onde Janaína tem forte e sólida inserção política.
É nesse vácuo que Tarcisio entra e a razão é simples.
Aguiar é amigo particular de Janaína, que deve transferir a ele seu patrimônio político na região para substituí-la na Assembleia Legislativa.
Então, segundo observadores políticos, com o apoio de Janaina e a força de seu nome e liderança, Tarcisio só perde a eleição para o Legislativo Estadual se não for candidato ou se tropeçar nas próprias pernas.