31.9 C
Mato Grosso
quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomePolíticaEm evento da ONU, ministro destaca importância do investimento nas cidades para...

Em evento da ONU, ministro destaca importância do investimento nas cidades para o desenvolvimento sustentável

Painel reúne governos locais, regionais e nacionais para discutir políticas de localização de alto impacto para a Agenda2030z

O ministro das Cidades, Jader Filho, participou no sábado (16) do painel “Políticas de Localização de Alto Impacto”, no âmbito da Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento em Nova Iorque, nos EUA, faz parte da agenda da Assembleia-Geral da ONU, realizada ao longo da próxima semana. O Ministério das Cidades integra a delegação brasileira liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O painel é parte do Fórum de Governos Locais e Regionais, que tem o objetivo de destacar os compromissos das representações dos governos locais e regionais em relação à Agenda 2030, com um foco especial na aceleração local e na responsabilidade. O Fórum reúne governos locais, regionais e nacionais, bem como representantes das Nações Unidas e outras partes interessadas para anunciar compromissos sólidos, apresentar coalizões para a mudança de políticas e ilustrar políticas de localização de alto impacto.

Jader Filho foi o primeiro painelista a apresentar. Em sua fala, o ministro destacou a importância da recriação do Ministério das Cidades como um compromisso com o desenvolvimento sustentável. “O compromisso é colocar as cidades, as comunidades locais, os movimentos sociais de base e outros atores municipais e metropolitanos no centro de nossas políticas urbanas nacionais”, afirmou.

“A centralidade das cidades na agenda do desenvolvimento norteia todas as nossas políticas na habitação, saneamento, desenvolvimento urbano e metropolitano, mobilidade urbana e nas políticas específicas para territórios periféricos”.

O ministro anunciou que em breve o será restabelecido o Conselho Nacional das Cidades e será institucionalizado o Fórum das Cidades Amazônicas, totalmente liderado pelos governos locais e destacou outros destaques da agenda de localização, a Caravana das Periferias e o Periferia Viva.

“Nós do governo do presidente Lula temos feito nosso dever de casa em busca da preservação ambiental. No mês passado obtivemos a redução de 66% nos alertas de desmatamento na Amazônia. O Pará, meu estado, encabeçou essa lista com a queda de 70%. Sem dúvida, um resultado incrível para a Amazônia e o Brasil, mas para todo o mundo”, destacou o ministro.

O ministro concluiu sua fala lembrando que é necessário investir nas cidades para que essa trajetória permaneça, dando estrutura e qualidade de vida a seus habitantes. “Precisamos que esses países ricos se querem, de fato, alcançar os resultados desejados se disponham a ajudar de maneira objetiva, quem saiam do discurso passando para ações práticas”, afirmou.

“A virada de chave da conscientização e preservação ambiental passa necessariamente pelas cidades e para tanto devemos dar emprego digno e qualidade de vida às pessoas”, finalizou.

Fonte: Agência Gov

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas