A deputada federal por Mato Grosso, Coronel Fernanda, do PL, está entre os 10 parlamentares do Congresso Nacional que mais gastaram verba pública para pagar viagens particulares em jatinhos fretados e outros transportes aéreos no primeiro semestre deste ano.
Ao todo, os deputados torraram quase um milhão de reais em viagens de jatinhos e aviões.
A Coronel Fernanda gastou de fevereiro a julho quase 36 mil reais, sendo a 9ª parlamentar que mais utilizou o chamado ‘Cotão’ para fretar voos.
Os parlamentares de Mato Grosso recebem por mês pouco mais de 45 mil reais em cota parlamentar, que serve para custear gastos para o exercício do mandato.
O levantamento do Portal Metrópoles, mostra que a coronel Fernanda, utilizou táxi aéreo para viajar no dia nove maio de Cuiabá para Juína, e o retornou para a Cuiabá no dia seguinte, pelo valor 20 mil reais pagos à vista.
Antes, em abril, a deputada utilizou novamente um voo fretado de Juína para Colniza, e de lá até o distrito Guariba. No mesmo dia ela retornou para Juína. O custo total das viagens foi de 15 mil e 800 reais.
Bolsonarista raiz, a deputada Coronel Fernanda está sendo investigada pela Polícia Federal por suspeita de organizar e financiar uma caravana que levou terroristas de Mato Grosso para participar da tentativa de golpe do dia 8 de janeiro, em Brasília.
Ela teria bancado o pagamento de ônibus que transportou os golpistas até a capital federal.
O inquérito foi autorizado pelo ministro do STF, Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e segue em sigilo.
Por outro lado, a deputada de primeiro mandato nega qualquer envolvimento com os atos golpistas em Brasília. Sobre as viagens de jatinho, a Coronel disse que isso é normal, faz parte da atividade parlamentar.
Por: Jurandir Antônio