32.1 C
Mato Grosso
quarta-feira, junho 12, 2024
spot_img
HomeGeralDepois de vazão recorde, volume nas Cataratas do Iguaçu diminui

Depois de vazão recorde, volume nas Cataratas do Iguaçu diminui

Mirante da Garganta do Diabo permanece interditado

Depois de ter registrado uma vazão de 24 milhões de litros por segundo nessa segunda-feira (30), o volume de água nas Cataratas do Iguaçu (foto), no Paraná, começou a diminuir nesta terça-feira (31), com vazão em 18 milhões e 100 mil litros d’água por segundo, registrados às 10h. Chuvas intensas atingiram a região nos últimos dias.

Por medida de segurança, apenas a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada, de acordo com Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação do Parque Nacional do Iguaçu.  

“A tendência é a vazão, que bateu a casa dos 24 milhões nessa segunda-feira (30), iniciar uma queda nos próximos dias”, informou a concessionária. 

As equipes técnicas da Urbia Cataratas e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do rio Iguaçu, na região das Cataratas. 

Parque aberto para visitação  

A concessionária informou ainda que, mesmo com a interdição da passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo, os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados.  

O Parque Nacional do Iguaçu estará com horário ampliado para acesso das 8h às 16h de 2 a 5 de novembro, período em que terá reforço na equipe em todo o circuito turístico. Segundo estimativa da Urbia Cataratas, quinta-feira (2) e domingo (5) são os dias mais tranquilos para visitação.  

Vazão média das Cataratas

1 milhão e 500 mil litros por segundo 

Histórico de cheias: 

2014: 46,3 milhões de litros por segundo 

1983: 35 milhões de litros por segundo  

30/10/2023: 24,2 milhões de litros por segundo 

Histórico de secas: 

Abril de 1979: 100 mil litros por segundo 

Julho de 2006: 245 mil litros por segundo 

Para visitar o parque é preciso adquirir ingresso online pelo site oficial

Fonte: Agência Brasil

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas