30.7 C
Mato Grosso
quinta-feira, maio 30, 2024
spot_img
HomeOpiniãoDe soluções técnicas a soluções humanas: a mudança de direção na comunicação...

De soluções técnicas a soluções humanas: a mudança de direção na comunicação interna em 2023

Felipe Hotz*

Enquanto a maior parte do mercado discute inteligências artificiais e ambientes digitais, o RH e a Comunicação Interna começam a mudar a direção do seu olhar para o outro lado, indo além da tecnologia e percebendo a necessidade de atender, mais do que nunca, às necessidades dos indivíduos.

De acordo com a pesquisa 2022 Edelman Trust Barometer, 82% dos funcionários acreditam que é importante que seus empregadores sejam transparentes e forneçam informações claras sobre seus planos futuros. Isso sugere que há uma demanda crescente por uma comunicação interna mais aberta e direta, com um foco nas necessidades das pessoas.

Além disso, a pesquisa 2022 Deloitte Human Capital Trends destaca a importância de priorizar a experiência dos funcionários e de desenvolver uma cultura organizacional que os apoie. O estudo aponta que a maioria das empresas está trabalhando para melhorar a experiência do funcionário, com 80% das pesquisadas classificando isso como uma prioridade alta ou essencial.

Essas pesquisas indicam que há uma tendência crescente para que as empresas se concentrem mais nas necessidades e na experiência dos funcionários, e que garantir uma comunicação efetiva com eles é mais importante do que nunca para criar esses laços.

Pensando nesse cenário, à medida que a tecnologia continua a evoluir, a comunicação interna deve se adaptar e atender às necessidades dos funcionários em um ambiente de trabalho em constante mudança. Isso pode incluir a utilização de diferentes canais de comunicação, para alcançar funcionários que trabalham remotamente ou em diferentes locais geográficos. O uso de ferramentas para ajudar nessa empreitada se torna cada vez maior, uma vez que segmentar por time, perfis e canais, de forma manual, não é uma realidade para a maioria das grandes empresas.

De maneira geral, as pesquisas apontam que a comunicação interna e os departamentos de RH devem se concentrar mais nas necessidades e experiências dos funcionários em 2023, mas para que isso não se torne um problema operacional a tecnologia deve ser aliada.

Enquanto no passado o foco era principalmente na criação de novas soluções técnicas, este ano será mais sobre como nós, como sociedade, empresas e indivíduos, conseguimos acompanhar tudo em um ambiente com alto fluxo de informação e tecnologia e usá-la ao nosso favor. Nesse cenário, a gestão de pessoas não é apenas sobre a criação de soluções técnicas, mas sobre utilizar essas ferramentas para entender e melhorar a experiência dos funcionários. Com isso, a tecnologia vem como uma grande aliada para construir uma base sólida para o desenvolvimento das pessoas e da empresa.

*CEO do Comunica.In

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas