25.6 C
Mato Grosso
quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeVariedadesCuriosidade: por que os cachorros ficam grudados depois do acasalamento?

Curiosidade: por que os cachorros ficam grudados depois do acasalamento?

Entender por que os cachorros ficam grudados depois de cruzar é uma das maiores dúvidas de quem não sabe como o cruzamento de cães funciona. O acasalamento por si só é um fenômeno bem curioso, mas cabe aos tutores tentar assimilar o comportamento canino nessas horas. É natural e instintivo que cães não castrados busquem uma fêmea no cio para cruzarem. Quando isso ocorre, o cachorro monta na fêmea e normalmente fica grudado nela por um tempo depois do acasalamento. 

Mas será que isso é normal? O que ocorre no corpo dos cães nessa hora? Por que os cachorros ficam grudados quando estão cruzando? Veja as explicações a seguir!

O acasalamento de cães é um fenômeno movido por instinto e hormônios

Antes de entender por que os cachorros grudam quando estão cruzando, é importante saber como esse processo ocorre. Para a cópula acontecer, a fêmea precisa estar no cio e na fase do ciclo em que aceita a aproximação do macho. A cadela no cio libera feromônios para atrair o macho. Ao sentir o cheiro e ir ao seu encontro, o macho faz o “cortejo” para checar se a fêmea vai aceitar. Se esse for o caso, a cópula tem início e o cachorro faz a monta. 

Nessa hora do acasalamento do cachorro, é comum que os animais fiquem engatados um no outro. Isso gera muita curiosidade entre os tutores, que logo buscam na internet “pq os cachorros grudam?”. É isso que vamos explicar aqui embaixo!

Por que os cachorros ficam grudados depois de cruzar?

Durante o acasalamento, o macho insere o pênis na vulva da fêmea e, por isso, precisam ficar “presos” um ao outro. O fato do cachorro ficar preso na fêmea está relacionado com a anatomia canina. Existe uma glândula no pênis do cachorro que se chama bulbo. Quando o cão fica excitado durante a monta, o fluxo de sangue aumenta, o que acaba deixando o bulbo bem mais inchado que o normal, o que contribui para deixar o cachorro “engatado” na fêmea.

Por outro lado, a fêmea possui um anel fibromuscular que é naturalmente menor que o bulbo. Ou seja: o bulbo passa com seu tamanho normal pela vulva, incha dentro dela e não consegue mais passar pelo anel fibromuscular, deixando os cachorros grudados. Isso explica porque o cachorro fica grudado na cadela de forma tão intensa.

Quanto tempo demora para o cachorro desgrudar da cadela?

Além de entender porque os cachorros grudam, outra dúvida comum entre os tutores é: quanto tempo demora para o cachorro desgrudar da cadela? Isso depende de alguns fatores, como porte e raça, mas não costuma passar de uma hora de duração.

Não dá para definir com precisão quanto tempo o cachorro fica grudado porque eles apenas vão se desgrudar quando o bulbo desinchar e o pênis conseguir passar novamente pelo anel fibromuscular. Isso pode demorar de 15 minutos até uma hora. Cada cão vai se comportar de um jeito, então tenha paciência porque em algum momento eles vão se desgrudar.

Dois cachorros grudados da raça Lulu da Pomerânia

Por que os cachorros grudam após o acasalamento: explicação está relacionada à anatomia

Dois cachorros grudados vira-latas

Cachorros grudados após cruzar é totalmente normal

Dois cachorros grudados Chihuahua

O que fazer quando os cachorros ficam grudados: o melhor a se fazer é esperar

Dois cachorros grudados vira-latas

Não se deve separar os cachorros grudados durante a cópula

Dois cachorros grudados da raça Lulu da Pomerânia
Dois cachorros grudados vira-latas
Dois cachorros grudados Chihuahua
Dois cachorros grudados vira-latas

Cachorros grudados depois de cruzarem aumenta a chance de fecundação do óvulo

Ao ter um cachorro acasalando, a ejaculação do cachorro macho é divida em três etapas. A primeira fase ocorre quando o macho monta na fêmea, mas os espermatozoides ainda não são liberados. Já a segunda etapa acontece quando os espermatozoides começam a agir, o fluxo de sangue aumenta e o bulbo aumenta de tamanho.

A terceira fase da ejaculação é quando os espermatozoides vão até o óvulo da fêmea. Porém, é muito comum que os cães continuem grudados por um tempo mesmo depois da monta ser feita porque isso aumenta as chances da fecundação acontecer de fato. Essa demora do cachorro montado na cadela após o acasalamento é apenas uma maneira de garantir que o sêmen realmente vai chegar no óvulo e que toda a fecundação ocorra como esperado.

O que fazer quando os cachorros ficam grudados?

Os cachorros ficam grudados de 15 minutos a uma hora. Nesse período de tempo, o tutor pode se perguntar: o que fazer e como separar cachorro cruzando? Se o cruzamento aconteceu, não há o que fazer a não ser esperar que os cães se separem por conta própria após a monta. Jogar água ou forçar qualquer afastamento é completamente contraindicado, pois anatomicamente não tem como eles se separarem antes do tempo.

Não tente separar os cachorros quando eles estiverem grudados

Algumas pessoas não entendem por que os cachorros ficam grudados depois do acasalamento e, por isso, acham que precisam separá-los. Isso não é recomendado! O pênis do cachorro possui um osso (osso peniano) que pode ser fraturado. Quando o cão está grudado na cadela, o pênis está ereto e o bulbo fica com uma espessura que não é adequada para passar pelo anel fibroso naquele momento. Se forçar a saída, tanto o cão quanto a cadela sentirão muita dor. Além disso, ainda há o risco de fratura do osso peniano. 

Algumas pessoas buscam formas de como desgrudar cachorro e até usam a técnica de jogar água nos cães para separá-los, mas isso vai deixar os pets assustados e eles também podem acabar se machucando com a separação brusca. Por isso, esse método também não é adequado. Tenha paciência que logo eles irão desgrudar naturalmente. 

Para evitar cachorros cruzando, opte pela castração do animal

O acasalamento de cachorro só vai acontecer se o animal não estiver castrado. Depois de entender porque os cachorros se grudam, uma dica para quem não pretende criar filhotes é apostar na castração de cachorro. A cirurgia de esterilização, além de evitar uma gravidez indesejada e abandono de animais, também ajuda a prevenir uma série de doenças, como o câncer de mama e próstata, e ainda prolonga a expectativa de vida do pet.

Por Maria Luísa Pimenta

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas