O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa neste sábado (21) da Cúpula da Paz do Cairo, no Egito. Durante o discurso, o ministro citou a necessidade premente da adoção de medidas que permitam a ampliação do apoio humanitário aos cidadãos da Faixa de Gaza afetadas pelo conflito entre Israel e Hamas.
“Há um amplo chamado político em favor da abertura das pausas humanitárias urgentemente necessárias, do estabelecimento de corredores humanitários e da proteção dos profissionais da área humanitária”, frisou Mauro Vieira, que discursou em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Cúpula marca a primeira discussão envolvendo diversos países na busca por um processo de paz para o conflito no Oriente Médio, após a tentativa de aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU, presidido pelo Brasil durante o mês de outubro.
“Apesar desses esforços, lamentavelmente o Conselho de Segurança não pôde adotar uma resolução no dia 18 de outubro. No entanto, os muitos votos favoráveis – de 12 dos 15 membros – evidenciam o amplo apoio político em favor de uma ação rápida por parte do Conselho. Acreditamos que essa visão é compartilhada pela comunidade internacional em geral”, declarou Mauro Vieira.