Uma câmera de monitoramento flagrou o momento que José Esponton, conhecido pelo apelido ‘Zé Gavião’, de 46 anos, é executado. O crime foi registrado na noite de sábado (28), em Aripuanã (958 km de Cuiabá). Duas mulheres, de 42 e 43 anos, também foram baleadas à ocasião. Zé Gavião era uma das principais lideranças de um garimpo da região.
Nas imagens, é possível ver o momento em que os suspeitos chegam em uma motocicleta vermelha. Na sequência, o garupa desce e começa atirar contra Zé Gavião, ele corre, mas é atingido por diversos disparos.
No local, haviam pessoas de diversas idades e todas elas começam a correr quando ouvem os tiros. Também é possível ver um homem correndo para salvar uma criança.
Uma das mulheres baleadas foi atingida nas pernas e é arrastada é um outro homem, para fugir da confusão. As baleadas foram socorridas e encaminhadas para um hospital da região, mas não há informações sobre o estado de saúde delas. Já Zé Gavião morreu ainda no local.
A área foi isolada para os trabalhos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Foram colhidas cinco cápsulas e quatro projéteis de calibre .40. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Do HNT