22.9 C
Mato Grosso
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_img
HomeVariedadesCaixa de areia para gatos; aberta ou fechada? Confira qual escolher e...

Caixa de areia para gatos; aberta ou fechada? Confira qual escolher e como manter

Uma das qualidades vistas dos gatos é o fato de não precisarem ser ensinados a usar o banheiro, muito menos passear para fazerem as necessidades.

Já vem de fábrica. É instintiva a escolha de um local como banheiro. Nós humanos só adaptamos esse comportamento e oferecemos uma caixa sanitária para que eles adotem como banheiro.

Mas, afinal, porque então é tão comum eles fazerem xixi fora da caixa? Dentre várias causas, já abordadas aqui no blog, uma delas é a escolha inadequada da caixa de areia. É sobre isso que vamos falar nesse post.

Qual a caixa ideal para meu gato?


As caixas sanitárias em geral devem ser grandes o suficiente para que o gato possa se movimentar dentro dela, dar voltas no seu próprio eixo. Recomendamos que a caixa seja uma vez e meia o tamanho do pet.

As caixas devem estar em locais tranquilos e em regiões periféricas do ambiente onde o gato viva, seu território. Nunca devemos colocá-las em locais de grande circulação e de passagem entre um ambiente e outro, como em corredores, por exemplo.

O número de caixas sanitárias também deve ser considerado. Porém, fazendo uma analogia com os hábitos dos humanos, devemos considerar que cada caixa seja um banheiro, e não um vaso sanitário. Ou seja, nada de uma caixa ao lado da outra, devemos colocá-las em diversos pontos da casa.

É aí que geralmente está o conflito de interesses!!!

Muitas casas de humanos/ território dos gatos são pequenas ou não há cômodos suficientes para que possam ser colocadas várias caixas sanitárias. Algumas dessas caixas deverão estar localizadas em locais onde não tem muita simpatia dos humanos.

Quando é proposto que se coloque uma caixa na sala, na sacada, em um quarto ou até mesmo no banheiro, logo se vê um nariz torcendo e a relutância em aceitar. A alegação sempre é por conta do cheiro ou da estética do local.

Contudo, pode-se adotar algumas medidas que diminuirão ou resolverão essas percepções.

Hoje, você encontra diversos tipos de areias para gatos com uma enorme capacidade de retenção de odor e excelente formação de torrão. Isso já seria o suficiente para diminuir essa percepção do tutor. Porém, a ideia de ter uma caixa “no meio da casa” ainda não é muito bem aceita.

Então, se oferecermos uma caixa fechada? Muita gente pode ter saltado da cadeira agora se perguntando: “como assim uma caixa fechada?”. Calma, já explico!

Oferecer caixa de areia fechada é uma boa?


Existe uma crença de que os gatos não gostam de caixas fechadas. De fato, elas têm seus pontos negativos, além de alguns felinos podem não aceitá-la.

No entanto, em um estudo feito em 2012, foi analisada a preferência dos gatos quanto ao uso de caixas abertas e caixas cobertas, e o resultado foi que não havia preferência entre elas.

Evidente que devemos considerar que todas as medidas para aceitação dessas caixas foram adotadas. Essas caixas estavam em locais adequados, tinham tamanho recomendado, areia de boa qualidade com formação de torrão e remoção frequente dos dejetos.

É importante termos em mente que cada gato é único, com suas preferências e comportamentos, inclusive na preferência de caixas. O que devemos é saber como oferecer esse recurso tão importante para nossos gatinhos.

Do Meu Bicho e Eu Petlove

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas