22.9 C
Mato Grosso
sábado, abril 13, 2024
spot_img
HomeNacionalBebê morre após se engasgar com leite materno em SC; veja como...

Bebê morre após se engasgar com leite materno em SC; veja como evitar tragédia

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, esse tipo de ocorrência é comum, mas uma tragédia pode ser evitada a partir de práticas para desobstruir as vias aéreas da criança

Um bebê de 16 dias morreu, neste domingo (7), após se engasgar com leite materno em Araranguá, no Sul de Santa Catarina. O menino sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi socorrido pelos bombeiros e profissionais do Samu, mas não resistiu. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), esse tipo de ocorrência é comum, mas uma tragédia pode ser evitada a partir de práticas para ajudar a desobstruir as vias aéreas da criança.

Por volta das 7h45min, as equipes dos bombeiros foram acionadas para atender uma parada cardiorrespiratória de um recém-nascido. O Samu deu apoio para tentar reanimar a criança com 16 dias de vida, mas o procedimento não foi bem-sucedido. O bebê foi levado ao Hospital Regional de Araranguá e, depois de mais 40 minutos de reanimação, foi constatado o óbito.

O corpo de bombeiros afirma que é comum os bebês se engasgarem com alimentos, leite ou até objetos aspirados sem querer. Para ajudar nesses momentos, os adultos precisam se manter calmos e seguir um passo a passo para desobstruir as vias aéreas da criança.

Como agir em caso de engasgamento de bebês

A orientação do CBMSC é que, quando um bebê estiver engasgado, um adulto coloque o dedo indicador e médio no queixo da criança mantendo a boca dela aberta. Em seguida, é necessário segurar e girar a criança de barriga para baixo sobre o antebraço, com uma perna de cada lado e a cabeça mais baixa que o restante do corpo.

Depois de colocar o bebê na posição correta, o adulto deve dar leves tapas nas costas da criança até que o alimento ou objeto saia pela boca ou nariz.

O pequeno irá demonstrar que voltou a respirar quando começar a chorar. Com isso, é possível voltar a segurar a criança próximo ao corpo e limpar alguma secreção que esteja no rosto dela.

Mesmo que a manobra seja realizada corretamente, é indicado acionar as equipes de socorro, dos bombeiros ou Samu, para verificar a condição da criança.

Veja o vídeo dos bombeiros sobre bebês engasgados:

Fonte: NSC total

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas