27.4 C
Mato Grosso
terça-feira, outubro 8, 2024
spot_img
HomeMato GrossoAssociação das Redeiras de Várzea Grande participa da maior Feira de Artesanato...

Associação das Redeiras de Várzea Grande participa da maior Feira de Artesanato da América Latina

Com apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), a Tece Arte – Associação das Redeiras de Limpo Grande participou da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. O evento ocorreu de 05 a 16 de julho, em Olinda (PE). 

De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o evento que reuniu artistas, artesãos e trabalhos de todos os estados brasileiros, contou com a participação da Associação de Várzea Grande pelo terceiro ano consecutivo. “Nos últimos dois anos, a ação foi um sucesso. A feira reúne mais de 5 mil expositores do Brasil e do mundo. Neste ano o estande de Mato Grosso foi um dos mais visitados e o que obteve um dos maiores volumes de comercialização de produtos entre os estandes do Programa do Artesanato Brasileiro” disse.

A feira de artesanato mais famosa do Brasil recebeu este ano cerca de 20 mil pessoas diariamente e durante os 12 dias do evento foram mais de 300 mil visitantes, entre lojistas, turistas e consumidores. “É uma honra poder participar da maior feira de artesanato da América Latina e levar nossa belíssima cultura para o mundo”, afirma a presidente da associação, Jilaine Maria da Silva.

“Um dos principais compromissos da nossa gestão é com a valorização da nossa cultura. As redes produzidas na comunidade de Limpo Grande nos identificam como várzea-grandenses. Não existem outras iguais ou sequer parecidas no mundo. Portanto, como prefeito, me sinto no dever de incentivar, reconhecer, promover e divulgar esse trabalho, que além de tudo gera emprego, distribui renda e valoriza as tradições de nossa cidade”, declarou Kalil Baracat.   

A tecelagem de Limpo Grande é reconhecida como patrimônio imaterial de Várzea Grande, protegido por Lei. “Portanto, é nosso dever apoiar e promovê-la. Para que este trabalho continue vivo e ampliando o alcance da nossa cultura, precisamos mostrá-lo para o mundo”, concluiu o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

Fonte: Secom/VG

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas