21.9 C
Mato Grosso
segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
HomeCidadesAlunas Do Curso De Cozinheira Concluem Etapa Com Apresentação De Pratos Regionais

Alunas Do Curso De Cozinheira Concluem Etapa Com Apresentação De Pratos Regionais

Alunas que participaram do curso de cozinheira, que faz parte do programa ‘Qualifica + VG’ promovido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria como o Serviço Nacional de Aprendizagem  Comercial (SENAC), concluíram a capacitação com a apresentação de um variado cardápio, e com temas regionais. A degustação do menu faz parte de todo o aprendizado para a formação do profissional, e ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Cristo Rei, onde o curso foi realizado.

Além de experimentarem na prática a elaboração dos cardápios frios e quentes, as alunas aprenderam a quantificar os alimentos além de decorar os pratos para uma boa apresentação, considerando cada ambiente e a proposta elaborada para cada evento.  

A instrutora do curso de cozinheira, Carly Foles, disse que muitas alunas chegaram para fazer o curso sabendo cozinhar mais sem domínio nenhum de técnica, e ao concluir o curso todas estão dominando a cozinha e prontas para voar. “Estou muito orgulhosa e desejo sucesso a todas elas que foram persistentes, e que não se desanimaram no meio do caminho. Quero agradecer a todos, em especial ao município, em disponibilizar essa oportunidades a essas mulheres, e ao SENAC, em promover a inclusão social de pessoas, em várias áreas do conhecimento”.  

O Coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, explica que o curso de cozinheira, a exemplo dos  demais cursos oferecidos pelo programa ‘Qualifica + VG’, também superou todas as expectativas, dentro dos cursos no setor de gastronomia. “A capacitação profissional é item exigido para a inserção em várias funções e que muitas empresas acabam escolhendo o profissional que tem esses requisitos, dai a importância em realizar a capacitação e se preparar para o mercado de trabalho”.  

O orientador pedagógico do SENAC, Roni Siqueira, disse que todos os cursos da grade de gastronomia são avaliadas as técnicas, procedimentos, entrosamento e tudo o que elas aprenderam durante o curso. “Vamos entregar para o município de Várzea Grande pessoas capacitadas e com qualidade para atuarem na gastronomia, onde elas quiserem, dentro da área da cozinha, desde administração de uma cozinha, porque sabemos que esse espaço não precisa necessariamente ter um chefe, mas alguém que auxilie na competência e na execução de tudo o que lá acontece. A sincronia precisa ocorrer na cozinha porque se uma coisa desanda, as demais irão também desandar gradativamente. Hoje vendo o trabalho integrador dessas meninas posso perceber que elas estão prontas para atuarem”. 

Quanto à parceria ‘Qualifica + VG’ e Senac, ele disse que desde o ano passado vem atuando junto ao município de Várzea Grande na oferta de diversos cursos, dentre eles o de cozinheiro. “Queremos agradecer essa parceria que já conta com mais de 30  cursos concluídos no município, beneficiando mais de 200 famílias.  Esperamos que para este segundo semestre continuemos com essa parceria”.

Para a dona Euclair, moradora do bairro Jardim Eldorado, o curso de cozinheiro lhe veio em boa hora, porque tinha acabado de ficar viúva e sem perspectivas e motivação para continuar a sua caminhada. “Fiquei deprimida, mas quando soube que estavam abertas as inscrições para esse curso resolvi me inscrever. Eu tinha um curso de salgados mas resolvi entrar na de cozinheiro e estou muito feliz por ter conseguido finalizar o curso, e vou colocar em prática esse ensinamento, vou abrir uma marmitaria e começar a trabalhar neste ramo. 

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que ouvir o depoimentos das alunas, e histórias de vidas das pessoas presentes ali, é motivo de alegria e contentamento, e perceber que esse curso transformou vidas de mulheres, como a dona Euclair, nos faz trabalhar ainda mais na ampliação desse projeto. “Certamente daqui sairão muitas empreendedoras na área da gastronomia. E esta é uma das preocupações do prefeito Kalil Baracat, que realmente o programa Qualifica + VG possa transformar para melhor a vida das pessoas”.

Fonte: Secom/VG

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas