Na primeira quinzena deste mês, os termômetros podem marcar 43°C com zero chances de chuvas. A segunda quinzena poderá ser pior.
Agosto começa com clima seco, calor e sem chance de chuvas
O mês de agosto começa nesta quinta-feira (1º) e será marcado por clima seco e temperaturas acima da média na capital cuiabana. A situação ficará ainda mais preocupante na segunda quinzena do mês.
De acordo com informações do Climatempo, o dia começou com temperatura mínima de 23°C e deve chegar a 38°C ao longo da tarde. O calor deve predominar no fim da semana, com os termômetros marcando mínima de 24°C e máxima de 39°C.
Como na maior parte do país, o tempo seco continuará em Cuiabá e a umidade relativa do ar segue baixa, mantendo as características dos últimos dias. A combinação entre as altas temperaturas e a falta de vapor d’água diminui consideravelmente a umidade do ar, que pode cair a até 9% na capital nos próximos dias, ligando o alerta vermelho para riscos de queimadas e à saúde.
Na segunda semana do mês, a situação deve ficar ainda mais crítica, de acordo com o instituto. Isso, porque é quando os termômetros passarão a marcar temperaturas acima dos 40°C.
Já no segundo final de semana do mês, haverá mudança brusca nos termômetros. A previsão para o sábado da outra semana, dia 10, é de mínima de 25°C e máxima de 42°C e para o domingo (11) a mínima é de 23°C e máxima de 35°C.
Os dias mais críticos devem ser registrados na terceira semana em diante, já que no dia 13 a umidade relativa do ar poderá chegar aos 9%, com mínima de 24°C e máxima de 39°C, e no dia 14 os termômetros poderão marcar 43°C.
As chances de chuva para agosto também estão abaixo da normalidade, impulsionadas pelas massas de ar seco que atuam na região. A previsão aponta que na segunda quinzena as temperaturas acima da média serão ainda mais preocupantes e deverão se manter até o fim do inverno, marcado para o dia 23 de setembro.
Com essas condições, é preciso redobrar os cuidados com a saúde, já que a umidade do ar baixa pode causar ressecamento na pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, obstrução das vias respiratórias, sangramento nasal, entre outros.
Fonte: ReporterMT