Cooperativa celebra marca histórica pelo número de associados e planeja ter 33 pontos de atendimento até 2025
A ideia de promoção de desenvolvimento econômico e social tem feito as instituições financeiras cooperativas ganharem cada vez mais seguidores no país. Segundo o Anuário Coop 2022, que é organizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), quase 19 milhões de pessoas integram esse sistema. Um exemplo desse crescimento é a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, que atingiu neste mês de junho a marca de 100 mil associados.
O presidente do Conselho de Administração, Marco Tulio Duarte Soares, destaca que o número expressivo revela que esse modelo econômico tem sido visto como aliado da população na hora de obter acesso a mais de 300 soluções financeiras.
Se por um lado os ganhos financeiros são cada vez mais relevantes, um dos destaques das cooperativas é o investimento social em projetos que valorizam a cultura, a natureza e a educação das pessoas envolvidas.
“A base do nosso sistema consiste em criar um ciclo virtuoso, onde beneficiamos não somente os nossos associados, mas também os locais onde eles vivem. Então, desenvolvemos projetos de apoio às comunidades nas mais diversas frentes, ambiental, educação, por exemplo, para gerar impactos de desenvolvimento entre todos”, afirmou Marco Túlio.
Em julho de 2017, a cooperativa possuía 24 mil associados. No período de 06 anos, a cooperativa conquistou mais de 76 mil novos associados para o seu quadro social. Além disso, a capacidade de atendimento da nova demanda também aumentou. Antes, existiam 11 pontos de atendimento apenas no estado do Mato Grosso. Agora, são 25 pontos de atendimento, sendo 16 pontos de atendimento no estado do Mato Grosso, 8 pontos de atendimento no estado do Amapá e um ponto de atendimento no estado do Pará. A previsão é chegar até 2025 com 33 pontos de atendimento nos três estados.
Fonte: Assessoria Sicredi MT/AP/PA