Temporada de contratação temporária está aberta. Eventos como Black Friday, Natal e Ano Novo impulsionam as vendas do varejo e aumentam a necessidade de reforço de mão de obra para diversas funções. Para este final de ano, a expectativa dos empregadores é ampliar as oportunidades de trabalho sazonais em comparação com 2022. São maiores também as chances de efetivação nas vagas em diversas áreas que atualmente já estão com déficit de mão de obra, como o setor supermercadista.
Por todo o país, a previsão é admitir 110 mil trabalhadores por prazo pré-determinado nos últimos dois meses de 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Quantidade ligeiramente acima (1,2%) do mesmo período do ano passado, quando foram admitidos 98.800 trabalhadores, dos quais 12 mil foram efetivados pelos empregadores.
Todos os empresários do setor estão com dificuldade de preencher o quadro definitivo de colaboradores. Em geral, são marcadas 10 entrevistas e aparecem entre dois a 3 candidatos. Então, tem a possibilidade de que as contratações temporárias sejam definitivas devido a necessidade de completar vagas ociosas, informa o presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck. Somente as redes supermercadista Fort e Comper recrutam atualmente 700 pessoas para diversas funções por meio de contratos definitivos com carteira assinada.
Assim como o comércio em geral tem elevação das vendas nos últimos meses do ano, as lojas de materiais de construção também aumentam o quadro de colaboradores e hoje já vivem uma constante dificuldade em contratar para diversas atribuições, confirma o presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Acomac), Fábio Sbeghen.
Com a chegada da Black Friday e do Natal, os lojistas estão se preparando para o aumento das vendas. O número de vagas temporárias abertas no final de 2023 deve ser maior que no ano passado, mas ainda abaixo do patamar pré-pandemia, afirma o gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Deucimar Serra, acrescentando que as contratações temporárias iniciarão nesta 2ª quinzena de outubro.
Por Silvana Bazani