Uma eleição em que o voto não é obrigatório conseguiu reunir 3.159 votantes na Escola Estadual 29 de Novembro, em Tangará da Serra, neste domingo, 01 de outubro, onde foram escolhidos os cinco novos Conselheiros Tutelares que atuarão em mandatos de quatro anos.
Entre trinta concorrentes, os eleitores escolheram Zilda Rangel com 341 votos, Sirlei Cunha com 320, Ester Domingos com 298, Hiara Hernandes com 267 e Silvana Gonçalves com 220 votos. Outros cinco candidatos ficarão como suplentes.
A eleição para conselheiros tutelares ocorreu em todo o território nacional e foram utilizadas urnas eletrônicas, da mesma forma como ocorrem as eleições de brasileiras de dois em dois anos.
Os eleitos devem cumprir com mandato de 2024 a 2027, e a cerimônia de posse está prevista para dia 10 de janeiro do ano que vem. A principal missão dos conselheiros é garantir que crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Os eleitos terão papel fundamental na proteção da infância e adolescente e serão responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus tratos e exploração sexual.
Do Bem Notícias