22.6 C
Mato Grosso
segunda-feira, dezembro 23, 2024
spot_img
HomeGeralUnidade de saúde marca consulta para criança mais de 3 anos após...

Unidade de saúde marca consulta para criança mais de 3 anos após pedido e indigna pai: ‘Absurdo’

Menino foi encaminhado para passar com psicólogo em março de 2020, mas a consulta só foi agendada para o dia 31 de agosto deste ano, em Sorocaba (SP).

Consulta de criança demorou mais de três anos para ser agendada em UBS de Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um morador de Sorocaba (SP) foi surpreendido após uma unidade de saúde agendar uma consulta para o seu filho com um psicólogo mais de três anos após o pedido.

Segundo Rafael Vicente de Souza, que mora na zona oeste da cidade, em 2020, a criança recebeu encaminhamento médico para iniciar o atendimento com um psicólogo. Conforme consta no documento, enviado ao g1, o pedido foi feito em 5 de março daquele ano (veja abaixo).

Documento mostra que pedido para agendamento foi feito em março de 2020 e atendido apenas em agosto de 2023 — Foto: Arquivo pessoal

Documento mostra que pedido para agendamento foi feito em março de 2020 e atendido apenas em agosto de 2023 — Foto: Arquivo pessoal

Na época, a criança tinha quatro anos e a família procurou atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por não ter condições financeiras de pagar pelo tratamento particular.

Após mais de três anos, o pai recebeu uma mensagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcia Mendes informando que a consulta havia sido agendada para o dia 31 de agosto deste ano.

“Já tinha até me esquecido quando mandaram mensagem. Até perguntei de quando era o pedido e me responderam ‘março de 2020’. Um absurdo esperar tanto tempo assim”, afirma o morador.

Rafael conta que, por conta da demora para conseguir o agendamento pelo SUS, a família se uniu para pagar um convênio para o filho.

“Atualmente, pagamos um convênio para ele, para termos este suporte. Hoje, não precisamos mais das consultas, mas, na época, fez muita falta”, afirma.

O g1 questionou a prefeitura, que informou, em nota, que o atendimento psicológico nas UBSs está sendo ampliado através dos chamamentos de psicólogos aprovados em concursos públicos. Em relação a demora para agendar o atendimento do menino, a prefeitura não comentou o caso.

Fonte: g1 Sorocaba

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas