21.8 C
Mato Grosso
sábado, abril 13, 2024
spot_img
HomeBem estar5 benefícios do emagrecimento sustentável

5 benefícios do emagrecimento sustentável

Alimentações restritas e desgaste físico podem desencadear efeito rebote

Não é incomum planos de emagrecimento rápidos aparecerem, de forma corriqueira, nas redes sociais. Com imagens dramáticas de “antes” e “depois”, oferecem às pessoas a ideia de poder conquistar um “corpo perfeito” em apenas algumas semanas. Mas, há um grande problema com soluções ditas rápidas. Na grande maioria das vezes, ninguém mostra ou menciona o que pode acontecer a longo prazo: o risco real de recuperar todo o peso eliminado e, às vezes, ganhar ainda mais.

“O emagrecimento sustentável é sempre a melhor opção, pois traz benefícios físicos e psicológicos duradouros para a saúde e a qualidade de vida. Outro ponto forte é que ele oferece uma certa flexibilidade, permitindo que você não precise sacrificar alguns hábitos que considera importantes, como encontros com amigos ou aquela taça de vinho numa sexta-feira à noite. Além disso, quando você perde peso de maneira gradual, pode preservar sua massa muscular magra, o que mantém seu metabolismo acelerado enquanto você emagrece”, afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa Vigilantes do Peso no Brasil.

Confira, abaixo, 5 benefícios de uma dieta balanceada e não restritiva:

  1. Saúde a longo prazo

A perda de peso sustentável pode proporcionar benefícios à saúde a longo prazo, ao contrário de dietas restritivas ou extremas que podem levar a perda de peso rápida, mas que muitas vezes são insustentáveis e podem levar ao efeito sanfona. Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, ajuda a promover a perda de peso gradual e duradoura, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida.

  1. Metabolismo saudável

Um processo de emagrecimento a longo prazo pode ajudar a manter o metabolismo ativo, mesmo durante a perda de peso. Além disso, a prática de atividade física pode aumentar a massa muscular, que consome mais calorias em repouso do que a gordura, o que contribui para um metabolismo mais acelerado e saudável.

  1. Prevenção de doenças

O emagrecimento saudável pode ser uma ferramenta valiosa na prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Isso porque o excesso de peso aumenta a resistência à insulina, o que pode levar à diabetes, além de sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos. Além disso, o acúmulo de gordura abdominal pode liberar substâncias inflamatórias no corpo, contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas.

  1. Melhora da qualidade de vida

A perda de peso gradual, por meio de uma alimentação equilibrada e atividade física regular, pode melhorar a autoestima, a autoconfiança e a disposição para realizar atividades cotidianas. Além disso, pode reduzir a sobrecarga nas articulações, aliviar dores crônicas e melhorar a qualidade do sono. Benefícios que contribuem para que as pessoas se sintam mais felizes, saudáveis e engajadas com suas atividades diárias. Um caminho para alcançar uma vida mais equilibrada e satisfatória.

  1. Melhoria da saúde mental

Além dos benefícios físicos, a adoção de hábitos saudáveis, pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e a autoestima. Muitas pessoas relatam uma sensação de orgulho e realização ao alcançar seus objetivos de perda de peso, melhorando o bem-estar emocional e proporcionando uma vida mais equilibrada e satisfatória.

Fonte: AGORA MT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas