21.5 C
Mato Grosso
sábado, dezembro 6, 2025
spot_img
HomePolíticaVeja lista de deputados que declararam ter votado para derrubar veto ao...

Veja lista de deputados que declararam ter votado para derrubar veto ao reajuste do Judiciário

Os deputados estaduais Elizeu Nascimento (PL), Janaína Riva (MDB), Diego Guimarães (Republicanos), Eduardo Botelho (UB), Lúdio Cabral e Valdir Barranco, ambos do PT, declararam ter votado pela derrubada do veto ao projeto que concedia reajuste de 6,8% de reajuste aos servidores do Judiciário. Ao todo, 10 deputados votaram contra a decisão do governo, que acabou mantida. O placar foi de 12 a 10.

Após a sessão, Elizeu, Janaina, Diego, Botelho, Lúdio e Barranco reafirmaram que votaram contra a base governista. Wilson Santos (PSD), Gilberto Cattani (PL) e Faissal Calil (Solidariedade) não declararam voto depois que o tema foi submetido ao plenário, mas anteciparam, em ocasião anterior, que manteriam a postura a favor do reajuste. No plenário, contudo, os votos foram secretos.

Nos bastidores, a movimentação para manter o veto do governador foi intensa. Nesta quarta, antes da votação, o governador Mauro Mendes (UB) teria convocado o líder do governo na AL, Dilmar Dal Bosco (UB) e o presidente do Legislativo, Max Russi (PSB), para uma reunião às pressas. A pauta seria a decisão do reajuste.

O governo temia que a manutenção do reajuste, aprovada em duas votações no Legislativo, desequilibrasse as contas do Executivo, além de causar um “efeito cascata”, levando mais categorias a pleitearem reajuste. Legalmente, a justificativa para o veto foi que a concessão do aumento colocaria o Estado no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nos corredores da Assembleia, os servidores do Judiciário prometeram reagir e ameaçaram paralisar as atividades em repúdio à decisão da Casa de Leis.

Por RAYNNA NICOLAS

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas