13 C
Mato Grosso
quarta-feira, julho 2, 2025
spot_img
HomeMundoTrump x Musk: presidente dos EUA não descarta expulsar sul-africano do país

Trump x Musk: presidente dos EUA não descarta expulsar sul-africano do país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar Elon Musk nesta terça-feira (1º) e indicou que não descarta deportar o bilionário sul-africano, após críticas públicas sobre seu projeto de lei orçamentária.

Segundo informações divulgadas pelo portal, Trump foi questionado por jornalistas na Casa Branca sobre a possibilidade de expulsar o fundador da Tesla e respondeu: “Não sei. Teremos que analisar”.

O conflito entre os dois se intensificou em junho, quando Musk passou a criticar abertamente o projeto de lei, alegando que ele representa um retrocesso nos investimentos em veículos elétricos e energia limpa — áreas nas quais Musk tem forte atuação por meio da Tesla e da SpaceX.

Apesar de ter sido o maior doador de Trump nas eleições presidenciais de 2024, Musk rompeu com a agenda republicana nos últimos meses. Ele também sugeriu a criação de um novo partido político, chamado “America Party”, caso a proposta de orçamento seja aprovada.

Trump, por sua vez, ironizou a situação e mencionou o antigo cargo de Musk como conselheiro no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado no início de seu mandato.

“Talvez tenhamos que importar o Doge sobre Elon. Sabe o que é Doge? Doge é o monstro que pode voltar e devorar o Elon”, disse o presidente.

Na rede Truth Social, Trump reforçou os ataques: “Sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar as portas e voltar para a África do Sul.”

O embate público reacende as tensões entre política e grandes empresários no atual governo dos EUA. Musk, atualmente o homem mais rico do mundo, ainda não comentou diretamente as ameaças de deportação.

*Com informações de O Dia e AFP

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas