Uma criança morreu após o desabamento de um pergolado de madeira em um playground de um condomínio residencial na Rua São Geraldo, no bairro Jardim da Glória, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O acidente aconteceu por volta das 14h30 desta terça-feira (17). A vítima que morreu é uma menina de 10 anos.
Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), incluindo uma Unidade de Suporte Avançado (USA), e da Polícia Militar foram acionados ao residencial para socorrer cinco crianças, com idades entre 4 e 10 anos, que foram atingidas pela estrutura de madeira instalada na área externa no residencial.
A Polícia Civil também foi chamada para apurar as circunstâncias do acidente e a morte da menina.
As cinco crianças foram retiradas dos escombros com auxílio dos moradores que acompanham o resgate. De acordo com o Corpo de bombeiros, a menina de 10 anos foi encontrada já em quadro de parada cardiorrespiratória (PCR).
As equipes fizeram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), mas o óbito foi confirmado ainda no local. Outra criança apresenta suspeita de trauma de bacia e possível trauma na coluna (trauma raquimedular – TRM). As demais três tiveram escoriações e lesões consideradas leves.
As causas do desabamento ainda serão investigadas. A perícia técnica deve avaliar as condições da estrutura e se houve falha na instalação ou na manutenção do pergolado.
Moradores do condomínio acompanham o trabalho das equipes de resgate, e o clima é de muita comoção.
Investigação
Sobre a tragédia no residencial em Vespasiano, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) enviou nota informando que apura as causas e circunstâncias do desabamento de um pergolado de madeira localizado em um playground na área externa do conjunto habitacional.
De acordo com informações preliminares, a estrutura cedeu e atingiu cinco crianças, com idades entre 4 e 10 anos. Uma das vítimas teve o óbito constatado no local. As demais foram socorridas e encaminhadas para atendimento médico.
A perícia oficial da PCMG compareceu ao local para identificação e coleta de vestígios que vão ajudar na investigação. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal de BH para exames.
A PCMG reforça que as investigações estão em andamento e que somente após a conclusão dos laudos periciais e das demais diligências será possível esclarecer, com precisão, a dinâmica dos fatos e eventuais responsabilidades.
Por Andréa Silva




