Para celebrar o aniversário da cidade, neste 21 de abril, a coluna revela detalhes do estilo de quem transita pelas quadras brasilienses
Além do poder e do concreto que sai das ruas e encontra os monumentos do Distrito Federal, Brasília vibra como a capital do país. Com 3 milhões de habitantes, asas planejadas, ruas conduzidas por tesourinhas e coloridas por ipês, os brasilienses circulam pela terceira maior cidade do país com muito estilo. A fim de celebrar o aniversário da cidade, neste 21 de abril, a Coluna Moda Fora dos Padrões mostra looks reais de quem anda pelo quadradinho, em formato de street style.
Brasília comemora 63 anos nesta sexta-feira (21/4). A cidade pode não ter mar, mas é iluminada pelo céu amplo e claro que inspira compositores e artistas. O cenário também guia as produções de moda, nas cores e nos traços retos.
O clima local também interfere na hora do vestir, dando espaço para terceira peça, caso a temperatura caia ou venha acompanhada de garoa. Os brasilienses apostam no item e também amarram na cintura ou ombros.
Entre os compromissos e deslocamentos pelos transportes públicos, os locais também não abrem mão das bolsas. Para carregar os itens pessoais, mochilas são acessórios que os acompanham e as pochetes reforçam as tendências de moda.
Embora algumas pessoas torçam o nariz para o modismo, em Brasília o acessório é renovado para mais uma temporada, e aparece majoritariamente em náilon.
Nas ruas, as cores conversam com o concreto. As produções também não fogem do fluxo. Os looks inteiramente em preto, com peças na mesma tonalidade dos pés a cabeça, dão espaço para pontos de cores vibrantes.
Dos ipês que florescem em meio à seca do Cerrado, tonalidades vibrantes ganham destaque nas ruas e calçadas. Na cidade, outro ponto em destaque são as calças coloridas, com nuances como verde, vermelho e caramelo.
Entre tantas cores, estampas nas roupas também fundem os tons que colorem a cidade. As padronagens registradas pela coluna dão direito a prints de flores e geométricas.
A palavra de ordem, aqui, é conforto. Para visuais casuais e até nos mais elegantes, os calçados garantem ergonomia nos compromissos diários. Entre eles, os tênis.
Street style
Nas ruas, os brasilienses são flagrados com estilos diversos, cada um com sua moda que colore o asfalto com reversos. Há quem opte por tons mais sóbrios e discretos, enquanto outros se jogam nas cores. Em geral, os visuais revelam uma pegada destemida para a rotina.
Para ilustrar o estilo local, as imagens desta publicação foram tiradas na Universidade de Brasília (UnB); na passarela da Estação Shopping, próxima ao ParkShopping; no Conjunto Nacional; e na Rodoviária do Plano Piloto. Parabéns, Brasília!
Por Sabrina Pessoa e Ilca Maria Estevão