Agência da ONU divulgou imagens de comboio com ajuda humanitária sendo cercado por milhares de palestinos, em ação realizada na quarta-feira
Vídeo mostra multidão de palestinos famintos correndo em direção a comboio da ONU em busca de comida
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha, em inglês) divulgou, nesta quinta-feira, 31, imagens de uma multidão de palestinos avançando, em meio a disparos de arma de fogo, sobre um caminhão que transportava alimentos e outros itens destinados à ajuda humanitária em Gaza.
No vídeo, é possível ver uma multidão de palestinos agachados e amontoados esperando pelo comboio da ONU.
É possível, também, ouvir o barulho dos tiros enquanto a areia se move com os disparos, a poucos metros de distância da população. “Ninguém deveria ser forçado a arriscar a vida para comer”, escreveu a agência, que atribuiu os tiros às Forças Armadas de Israel.
“Israel estava disparando tiros de aviso a centímetros de uma multidão que estava esperando por um comboio de comida da ONU. À medida que o comboio se aproximava, a multidão começou a avançar e os disparos não cessaram”, relatou a Ocha.
A agência, por outro lado, não forneceu provas que corroborassem a autoria dos disparos pelas Forças de Israel. O governo israelense também não se manifestou sobre o episódio. O incidente também deixou uma pessoa ferida, segundo a Ocha, que foi socorrida ainda no local.
Em meio ao crescimento de mortes por fome em Gaza, Israel anunciou, no último domingo, 27, a interrupção das atividades militares por 10 horas por dia para permitir o acesso de novos corredores de ajuda no enclave palestino. A decisão israelense se deu com o aumento de críticas internacionais após a divulgação de imagens de palestinos vítimas de inanição.
Fonte: TERRA