A Polícia Federal deflagou nesta terça-feira (14) a Operação Elabi, que visa aprofundar as investigações de grupo especializado na evasão de veículos de várias partes do país para a Bolívia.
As investigações tiveram início com um flagrante ocorrido no dia 05 de outubro de 2021, em Rondonópolis, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Uma mulher trazendo um veículo do estado do Rio de Janeiro foi presa por receptação e uso de documento falso. Foi constatado que o sinal identificar do veículo estava adulterado e, em consulta ao sistema Denatran, descobriu-se uma anotação de roubo.
Os criminosos, com uso de documentos falsos, alugam veículos junto a locadoras e, deslocando-se para a região de fronteira, a oeste do Estado de Mato Grosso, realizam a passagem dos bens para o país vizinho.
Foi cumprido no município de Várzea Grande um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Federal de Rondonópolis. O alvo possui passagens anteriores pela polícia pelos crimes de estelionato, receptação de veículo automotor e tráfico de drogas.
Ele supostamente teria custeado a passagem aérea e demais gastos para que a mulher, presa em flagrante no ano de 2021, trouxesse o carro do Rio de Janeiro/RJ para Rondonópolis.
Foram apreendidos pelos policiais quatro celulares e oito chips pré-pagos. Foram encontrados ainda na casa 13 cartões bancários em nome de terceiros.
Com a ação realizada hoje será possível a ampliação das investigações e identificação de outros envolvidos possibilitando o desmantelamento do grupo criminoso.
Fonte: Assessoria Polícia Federal