O padre Vinícius José de Madeira Messias foi afastado do ministério sacerdotal após o vazamento de um vídeo íntimo nas redes sociais. O caso aconteceu na cidade de Floriano, no Piauí, a 246 km de Teresina.
O material, que circula em grupos de mensagens e na internet, mostra o religioso mantendo relações sexuais com uma mulher não identificada. Em algumas capturas de tela, o rosto da parceira foi coberto com um emoji, mas a identidade do padre pôde ser confirmada.
Print do padre afastado em Floriano – Foto: Reprodução/ND
Diocese confirma afastamento
Em nota, a Diocese de Floriano anunciou que o sacerdote está proibido de realizar qualquer celebração pública por tempo indeterminado. Segundo o comunicado, ele não poderá presidir missas, batizados ou outros sacramentos, exceto em situações emergenciais, como no atendimento a fiéis em risco de morte.
A instituição não mencionou explicitamente o vídeo como motivo, mas disse que a decisão é uma medida de caráter pastoral e administrativo, “adotada com espírito de prudência, visando o bem da Igreja, o cuidado com o povo de Deus e a devida atenção à pessoa do sacerdote”.
O padre Vinícius José de Madeira Messias – Foto: Reprodução/ND
“Fica-lhe vedada a celebração pública dos sacramentos e sacramentais, bem como a presidência ou concelebração da Eucaristia com a participação de fiéis, exceto nos casos em que o próprio direito concede faculdade, como no atendimento sacramental de fiéis em perigo de morte”, informou.
A nota ainda diz sobre o padre afastado em Floriano: “uma medida de caráter pastoral e administrativo, adotada com espírito de prudência, visando o bem da Igreja, o cuidado com o povo de Deus confiado a esta diocese e a devida atenção à pessoa do sacerdote”.
O episódio do padre afastado em Floriano repercutiu entre os moradores da cidade, que compartilharam o conteúdo em grupos de mensagens.
Leia a nota completa da Diocese sobre o padre afastado em Floriano:
“A Diocese de Floriano comunica que, por decisão da autoridade eclesiástica competente, o Revmo. Padre Vinícius José de Madeira Messias foi afastado, por tempo indeterminado, de todo e qualquer exercício público do ministério sacerdotal, ficando-lhe vedada a celebração pública dos sacramentos e sacramentais, bem como a presidência ou concelebração da Eucaristia com a participação de fiéis, exceto nos casos em que o próprio direito concede faculdade, como no atendimento sacramental de fiéis em perigo de morte.
Trata-se de uma medida de caráter pastoral e administrativa, adotada com espírito de prudência, visando o bem da Igreja, o cuidado com o Povo de Deus confiado a esta diocese e a devida atenção à pessoa do sacerdote.
Floriano, 14 de agosto de 2025. nilo Cosar Seu incelaria da Cúria Diocesana”.
Nota da diocese de Floriano – Foto: Reprodução/ND