O projeto ‘Menane Haliti Etnoturismo: Uma experiência única e exclusiva’, das terras indígenas do povo Paresi, em Tangará da Serra, foi habilitado para concorrer ao Prêmio Nacional de Turismo.
O projeto tem o objetivo de promover o etnoturismo responsável e sustentável, e leva os interessados a entrarem em contato com a cultura dos povos indígenas das etnias Haliti-Paresi. A premiação busca reconhecer iniciativas que promovam e fortaleçam o turismo brasileiro.
Diversas atividades serão desenvolvidas com os turistas na região por meio do projeto, como grafismo indígena, rodas de histórias, banhos de rio e flutuação, oficinas de artesanato e linguagem, demonstração de cantos e danças típicas das aldeias, atividades esportivas e a apresentação de um documentário.
O prêmio
O Prêmio Nacional do Turismo 2023: o turismo transformando vidas é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.
Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.
Na edição de 2023, serão premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias. Quanto aos profissionais, serão premiadas 09 categorias.
Do G1/MT