O início da primavera, que começa na tarde desta segunda-feira (22), já traz mudanças perceptíveis no clima de Mato Grosso.
A nova estação marca a transição do período seco para o chuvoso no estado, aumentando a frequência de pancadas de chuva, tempestades e a variação brusca das temperaturas. A semana começa com previsão de declínio de temperatura e tempestade em várias cidades do estado.
Em Cuiabá, a semana começa com dois alertas laranjas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): tempestade e declínio de temperatura. Nesta segunda-feira (22), a capital pode registrar mínima de 23°C e máxima de 36°C, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas no período da tarde e noite.
Na terça-feira (23), a temperatura cai, variando de 21°C a 32°C, ainda com chance de chuva. O clima segue instável até sexta-feira (26), quando os termômetros voltam a subir, chegando aos 39°C.
Na vizinha Chapada dos Guimarães (67 km da capital), também há previsão de chuvas durante toda a semana, com temperaturas entre 21°C e 38°C.
No Nortão, em Sinop (500 km da capital), o alerta amarelo é de tempestade. A segunda-feira (22) terá mínima de 22°C e máxima de 35°C, com previsão de chuva durante todo o dia. O padrão deve se repetir ao longo da semana, com temperaturas que variam entre 22°C e 37°C.
Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), a previsão aponta mínima de 22°C e máxima de 38°C, com pancadas de chuva previstas até o fim da semana.
Já em Cáceres (225 km a oeste da capital), as temperaturas variam entre 20°C e 39°C, com grande amplitude térmica. Apesar das chuvas, a sensação de calor intenso deve continuar.
Fonte: GD




