A expectativa é que os poços artesianos ajudem a mitigar a crise hídrica
Prefeitura de Chapada avança na perfuração de poços artesianos para combater a crise de abastecimento de água na zona rural.
A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, em conjunto com o Consórcio dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá, está realizando a perfuração de quatro poços artesianos em áreas críticas da região: Córrego do Campo, Capão das Vacas, Cabeceira do Mutum e Mutum de Baixo. Essas localidades vêm enfrentando sérios problemas de abastecimento de água devido à seca prolongada que atinge o município.
Atualmente, o fornecimento de água para essas comunidades é realizado por caminhões-pipa, que percorrem até 120 quilômetros para atender escolas e moradores. A expectativa é que os poços artesianos ajudem a mitigar a crise hídrica, assegurando um fornecimento de água mais eficiente e contínuo. O prefeito Osmar Froner destacou que a situação é de emergência e que o objetivo é estabelecer um sistema de abastecimento eficaz para a zona rural.
Essa ação faz parte de um plano mais amplo da gestão municipal, que já resultou na perfuração de poços em outras localidades, como Ponte Alta, Mata Grande, Serrinha e Cachoeira do Bom Jardim. Além disso, a prefeitura, em parceria com a Metamat, tem um cronograma previsto para atender mais 27 regiões do município.
A iniciativa visa melhorar a infraestrutura de abastecimento de água na zona rural, que vem sofrendo com os efeitos da seca prolongada; essa situação tem impactado diretamente a vida das famílias e os serviços essenciais.
Fonte: VGN