De acordo com comunicado desta terça-feira (5), pelo menos 61.020 palestinos foram mortos e outros 150.671 ficaram feridos em ataques israelenses em Gaza desde 7 de outubro de 2023, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.
O comunicado ainda diz que ao menos 87 palestinos, incluindo 52 que buscavam ajuda, foram mortos e outros 644 ficaram feridos somente nas últimas 24 horas.
Em uma publicação no Telegram, o Ministério da Saúde escreveu:
“Várias vítimas ainda estão sob os escombros e nas ruas, pois as ambulâncias e as equipes de defesa civil não conseguiram chegar até elas até agora.”
Ainda segundo o comunicado, obtido pelo The Guardian, nas últimas 24 horas, hospitais na Faixa de Gaza registraram 8 novas mortes devido à fome e desnutrição, incluindo uma criança. Esse dado eleva o número total de palestinos que morreram de fome e desnutrição para 188, incluindo 94 crianças.
Ações de Israel matam 28 crianças por dia em Gaza, aponta Unicef
De acordo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), uma média de 28 crianças foram mortas em Gaza todos os dias em meio aos ataques israelenses e ao bloqueio de ajuda humanitária na região.
O órgão da ONU disse, em publicação na plataforma de mídia social X, que as crianças de Gaza precisam de comida, água, remédios e proteção. “Mais que tudo, elas precisam de um cessar-fogo AGORA.”