23 C
Mato Grosso
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
HomeMato GrossoNúmero de acidentes áereos registrados em Mato Grosso em 2024 já supera...

Número de acidentes áereos registrados em Mato Grosso em 2024 já supera todo ano passado

Mato Grosso já registra um total de 44 ocorrências de acidentes, acidentes fatais e fatalidades com aeronaves em 2024, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O número já é superior que o registrado em todo ano de 2023 que foram apenas 38 ocorrências, representando alta de 5%. O Estado concentra uma frota de 600 aviões agrícolas, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o que é apontado como causa para grande número de acidentes, envolvendo, principalmente, as aeronaves de pequeno porte. Caso mais recente ocorreu na noite desta quinta-feira (26), em Cuiabá, quando uma aeronave caiu na região do Pedra 90. Quatro pessoas ficaram feridas. 

Conforme os dados, em 2023 foram 26 acidentes, quatro acidentes fatais e oito fatalidades. Já neste ano, o número de acidentes é de 25, os acidentes fatais subiram para oito e fatalidades somam 13 registros. 

Em 2024, segundo o Cenipa, entre as principais causas dos acidentes estão falha ou mau funcionamento de sistema, operação (voo) a baixa altitude, perda de controle em voo, falha ou mau funcionamento do motor e excursão de pista. 

Além disso, o Cenipa faz recorte de incidente com 33 ocorrências e incidentes graves com nove ocorrências. Entre as principais causas dos incidentes estão colisões com aves e falha ou mau funcionamento de sistema. 

MAIOR FROTA AGRÍCOLA

Segundo o Sindag, Mato Grosso conta atualmente com uma frota de 600 aviões agrícolas, representado 24,67% da frota do País. O grande número de aviões usados no agronegócio é apontado como causa para o grande número de acidentes no Estado. São 367 aviões operando em fazendas próprias e 232 aeronaves para serviços terceirizados.

CASOS RECENTES

Nesta semana, uma aeronave, modelo Cessna Aircraft T182T, caiu em uma região de mata do bairro Pedra 90 em Cuiabá. A bordo, estavam quatro pessoas que sobrevivem a queda. Todas as vítimas foram socorridas e levadas para o hospital. O piloto da aeronave contou que o motor do avião parou durante o voo, provocando a queda. 

Já no mês passado, no dia 15 de agosto, uma aeronave modelo King Air, caiu em uma área de mata de Apiacás (936 km de Cuiabá), matando cinco pessoas. A Polícia Militar informou que o avião saiu de uma pousada às margens do rio Teles Pires e caiu 50 minutos após a decolagem.

Por JOLISMAR BRUNO

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas