6 máquinas utilizadas para desmatamento ilegal e tanques de combustível foram apreendidos em duas propriedades rurais na última quarta-feira (06), em Marcelândia (710 km ao Norte). Os fazendeiros não tinham licença para intervir na vegetação e podem receber multa de mais de R$ 2 milhões.
A fiscalização apreendeu 4 pás-carregadeiras, um trator esteira, uma caminhonete D-20 e tanques com combustível que têm capacidade de 22 mil litros.
A ação foi realizada por equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e ocorreu durante a Operação Amazônia. A multa pode chegar a mais de R$ 2 milhões por impedir regeneração natural e por operar sem licença.
Em uma das propriedades, foram 300 hectares de área degradada. Dois homens trabalhavam no momento e alegaram serem prestadores de serviço. Eles colaboraram e passaram as informações necessárias.
Na segunda, a área degradada foi de 50 hectares. O proprietário, que não estava no local no início da fiscalização, chegou horas depois.
Os crimes ambientais foram identificados por imagens de satélite de alta resolução, que mapeiam mudanças na vegetação em todo o território estadual. A ação contou com o apoio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Sinop.
Operação Amazônia
As ações de combate aos crimes ambientais fazem parte da Operação Amazônia, realizada pelo Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e Ministério Público Estadual (MPE).
Em caso de flagrante de crimes ambientais, devem ser feitas denúncias à Ouvidoria Setorial da Sema pelo número (65) 98153-0255, ou pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, ou pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da secretaria no interior.
Fonte: GD