Bombeiros combatem incêndios no Pantanal de MT — Foto: Corpo de Bombeiros
Fogo teria começado há dois dias e a causa do incêndio ainda está sendo investigada. Pela área ser de difícil acesso, o Corpo de Bombeiros, também realiza o combate com aeronaves.
Mato Grosso deve receber reforços de brigadistas de Corumbá, Mato Grosso do Sul, para combater o incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas no Pantanal, que fica localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá. O fogo começou na terça-feira (17) e, segundo o Corpo de Bombeiros, a área é de difícil acesso.
Segundo o governo de Mato Grosso, a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Imagens feitas por populares mostram o local em chamas e com muita fumaça.
Parque Encontro das Águas, no Pantanal, tem a maior concentração de onças-pintadas do mundo — Foto: Henrique Olsen/Intagram/Reprodução
De acordo com o coordenador do PrevFogo de Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, cerca de 20 combatentes estão levando equipamentos para ajudar no combate.
“A direção da Unidade de Conservação solicitou esse apoio que acionou a nossa brigada aqui de Corumbá. Nós também ofertamos um caminhão auto bomba tanque florestal, um veículo fora de estrada e uma embarcação para poder se deslocar na região”, disse.
Os brigadistas devem começar a atuar, junto ao Corpo de Bombeiros, a partir dessa sexta-feira (20), no parque.
“O incêndio florestal é um fogo sem controle, então ele pode estar se propagando. Há uma previsão de altas temperaturas, umidade baixa e o bioma ainda deve sofrer por conta dessas condições, mas o combate já vem sendo realizado e a estrutura oferecida seria para apoiar e trabalhar no controle e extinção”, disse o coordenador.
Do G1 MT