A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso, a 398 km de Cuiabá, denunciou José Alves dos Santos pelo feminicídio majorado da ex-convivente Jacyra Grampola Gonçalves da Silva, 24 anos, além de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O crime ocorreu no dia 17 de agosto, nas dependências de um pesqueiro localizado no bairro Verdes Campos.
Segunda a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino, o assassinato foi motivado pela não aceitação do fim do relacionamento, que durou cerca de dois meses. A vítima já havia solicitado medida protetiva de urgência, que foi descumprida pelo agressor.
Segundo o Ministério Público, José Alves agiu com dissimulação, ao enganar Jacyra com a promessa de entregar um “presente”. O acusado escondeu a arma em uma caixa e se aproximou da vítima de forma tranquila, efetuando disparos enquanto ela estava sentada, desprevenida e sem chances de defesa.
O homicídio foi enquadrado como praticado em contexto de violência doméstica e familiar, com perigo comum — já que os disparos ocorreram em um local público e movimentado.
Prisão
José Alves foi preso no dia seguinte ao crime, em uma estrada rural próxima a Paranatinga, a 373 km de Cuiabá, enquanto tentava fugir. No momento da prisão, segundo a Polícia Civil, ele debochou dos agentes e afirmou acreditar que não sofreria consequências pelo crime.
Por Nicolle Ribeiro