23.2 C
Mato Grosso
domingo, dezembro 14, 2025
spot_img
HomeVariedadesMorre Hermeto Pascoal, compositor e multi-instrumentista, aos 89 anos

Morre Hermeto Pascoal, compositor e multi-instrumentista, aos 89 anos

Morreu na noite deste sábado (13) o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A notícia foi publicada em uma rede social do músico. Em nota, o hospital onde ele estava internado, informou que Hermeto morreu “em decorrência de falência múltipla dos órgãos.”

Segundo a mensagem postada no perfil oficial do músico, Hermeto morreu cercado por companheiros de música e pela sua família.

“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música”, diz a mensagem nas redes.

O multi-instrumentista e compositor alagoano nasceu no dia 22 de junho do ano de 1936 se tornou um dos grande nomes da música brasileira. Hermeto Pascoal já venceu três vezes o Grammy Latino, além de receber títulos das Universidades Federais de Alagoas e Paraíba, e da Julliard School, dos Estados Unidos. Ao longo de 70 anos de carreira, Hermeto compôs cerca de 10 mil músicas.

Em julho deste ano foi a última apresentação do músico, no Rio de Janeiro. A ministra da Cultura, Margareth Menezes lamentou a morte de Hermeto Pascoal e disse que o compositor “transformou a música brasileira em alquimia sonora”.

“Lamento profundamente a partida de Hermeto Pascoal. Nosso Bruxo que tive a honra de dividir o espaço especial do palco. Um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora, ousando ir além do imaginável e mostrando que a arte nasce da liberdade e da criatividade”, diz a ministra em uma rede social.

Em maio do ano passado, o compositor e multi-instrumentista concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal da Band para falar sobre a sua biografia ‘Quebra Tudo’, onde contou toda a trajetória de quase 90 anos de história.

“Sinto que foi algo lá do universo mesmo, por isso chamo a música de ‘música universal’, porque foi e é como sinto as coisas: 100%. Eu não premedito nada, se eu premeditar, eu não faço. Sempre fui intuitivo, então tudo o que faço é intuitivo, universal, não fico preparando ou esperando”, explicou Hermeto Pascoal. 

No começo da carreira, Hermeto dizia que fazia música até com tartaruga e que “o negócio é compor”. O tempo passou e ele segue o mesmo. “Fazia tudo com certeza, a imprensa achava que era experimentalismo e não era, eu sou um cara do mato, me sinto um animal, um bicho, me criei com os animais”, apontou Hermeto Pascoal.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas