33.8 C
Mato Grosso
terça-feira, agosto 5, 2025
spot_img
HomeCidadesMoradores reclamam de água vazando na rua, enquanto falta nas torneiras de...

Moradores reclamam de água vazando na rua, enquanto falta nas torneiras de VG

Moradores do bairro Vila Operária, em Várzea Grande, relatam conviver há mais de 7 anos com alagamentos devido a um vazamento na região. O bairro ainda não é totalmente atendido por rede de água e esgoto, as ruas seguem sem pavimentação. Nestas condições, as vias se tornam lama e buracos por conta da constante água corrente. Os residentes já reclamaram e solicitaram reparos ao Departamento de Água e Esgoto (DAE), que alega haver nascente no trecho. A Secretaria de Obras informou já recebeu a demanda sobre o problema e irá avaliar a condição.

O bairro fica localizado a cerca de 6 km do centro de Várzea Grande. Gislaine Cortes é moradora da região há 7 anos e contou que o problema já existia quando se mudou.

“É um lugar que mina água da terra e alaga várias ruas do bairro, fica um desastre cheio de buracos. Já até levamos o DAE no local, mas eles falaram que não é da competência deles”, relatou a moradora.

Gislaine relatou, ainda, que a água atravessa para outras ruas e até mesmo outros bairros.

O DAE explicou que, para uma solução definitiva, é necessária a realização de um projeto e obras que devem ser planejadas pela Secretaria de Obras de Várzea Grande, pois o vazamento é fruto de uma nascente.

Se por um lado os moradores têm problema com alagamento, por outro sofrem também com a falta de água encanada e asfalto nas ruas. 

“Lá no bairro as pessoas têm poço. Meu pai, por exemplo, tem um poço e manda água para mim que moro ao lado”, relatou a moradora.

A redação procurou a Secretaria de Obras do Município a fim de verificar possíveis soluções ou projetos para a região. Por meio de nota, foi informado que um estudo mais detalhado é necessário e a gestão está empenhada em encontrar soluções viáveis para o problema.

Leia a nota na íntegra

A Prefeitura de Várzea Grande informa que já tem conhecimento da demanda relacionada a um ponto de vazamento de água na região do bairro Vila Operária, nas proximidades do antigo Bar Capela Picarrão.

Equipes da Secretaria de Viação e Obras, em conjunto com o Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), farão uma nova visita técnica ao local para avaliar a situação. Trata-se de uma área que apresenta características de drenagem complexa, o que exige um estudo mais detalhado e, possivelmente, a destinação de recursos específicos para a execução de obras definitivas.

A administração municipal reforça que está empenhada em buscar soluções técnicas e viáveis para atender às demandas da população, respeitando os critérios de prioridade e disponibilidade orçamentária.

Por Aline Costa

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas