Uma pesquisa publicada pelo Datafolha nesta sexta-feira, 1º, indicou que 55% dos brasileiros apoia as medidas cautelares impostas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica.
O levantamento aponta que mais da metade da população considera que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes agiu certo ao determinar as medidas. A mesma porcentagem dos entrevistados acredita que Bolsonaro tinha intenções de deixar o Brasil antes do julgamento.
O Datafolha ouviu mais de 2 mil pessoas acima de 16 anos entre os dias 29 e 30 de julho, com margem de erro de dois pontos.
No dia 18 de julho, o ex-mandatário foi alvo de uma operação da Polícia Federal na qual foram cumpridos mandados de busca e apreensão e aplicação de medidas restritivas, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de acesso às redes sociais e comunicação com embaixadores, diplomatas estrangeiros e outros réus e investigados pelo STF.
Moraes entendeu que Bolsonaro e o filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, atentaram contra a soberania do País quando instigaram “o governo estrangeiro a prática de atos hostis ao Brasil e à ostensiva tentativa submissão do funcionamento do Supremo Tribunal Federal aos Estados Unidos da América”.
Medidas cautelares contra Bolsonaro
- Concordam totalmente: 44%
- Concordam em parte: 11%
- Não concordam nem discordam: 1%
- Discordam em parte: 9%
- Discordam totalmente: 32%
- Não sabem: 3%
Bolsonaro tinha intenção de fugir do país?
- Tinha a intenção: 55%
- Não tinha intenção: 36%
- Não sabem: 10%
Da Isto É