O presidente Lula (PT) anunciou hoje um decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em portos e aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o intuito de combater o crime organizado.
O governo federal irá atuar nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP) e nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP).
Além disso, a ação, que será integrada com a Polícia Federal, também inclui monitoramento extra nas fronteiras, a ser feito pelo Exército e pela Aeronáutica em Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Não houve anúncio de GLO nessas regiões.
O decreto tem validade até maio de 2024. “Se precisar ampliar para mais portos e aeroportos, nós vamos ampliar”, disse Lula durante a assinatura.
Já a Marinha irá atuar ampliar a atuação na Baía de Guanabara (RJ), na Baía de Sepetiba (RJ), nos acessos marítimos ao Porto de Santos (SP) e no Lago de Itaipu, também em conjunto com a PF, mas sem GLO.
A justificativa é que a situação chegou a um ponto “muito grave”, disse o presidente. “A violência que nós temos assistido tem se agravado a cada dia que passa.”




