20.9 C
Mato Grosso
quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img
HomeDiário TVKenya, elefanta que veio da Argentina, morre em santuário

Kenya, elefanta que veio da Argentina, morre em santuário

Resgatada da Argentina após décadas em cativeiro, Kenya enfrentava problemas respiratórios e articulares

A elefanta Kenya morreu na manhã desta terça-feira (16) no Santuário dos Elefantes, localizado em Chapada dos Guimarães, a 68 km de Cuiabá. A fêmea havia sido transferida da Argentina para Mato Grosso em julho deste ano e enfrentava problemas respiratórios e dores nas articulações nos últimos dias.

Segundo o santuário, Kenya passou vários dias sem se deitar, comportamento que indica agravamento do quadro clínico em elefantes. Na noite anterior à morte, ela finalmente se deitou e permaneceu imóvel durante a madrugada, sob acompanhamento dos cuidadores. Pela manhã, a elefanta morreu de forma tranquila.

Kenya viveu por décadas quase isolada no antigo zoológico de Mendoza, na Argentina. No Brasil, passou por um processo gradual de socialização e chegou a estabelecer vínculo com a elefanta Pupy, que também morreu neste ano.

Em nota, o Santuário dos Elefantes afirmou que a perda deixou um grande impacto na equipe. “Há um vazio imenso no santuário. Kenya tocou milhares de corações simplesmente sendo quem era”, disse a instituição.

O santuário informou ainda que está em contato com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização da necropsia, prevista para esta terça-feira. O procedimento deve levar tempo e os resultados podem demorar meses para serem concluídos.

Veja video:

 

Fonte: RepórterMT

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas