30.9 C
Mato Grosso
sábado, setembro 7, 2024
spot_img
HomeEconomiaInflação ainda está acima da meta, diz Campos Neto após encontro com...

Inflação ainda está acima da meta, diz Campos Neto após encontro com Lula

No entanto, presidente do BC reconheceu que a inflação de serviços começou a desacelerar e os últimos indicadores nessa área vieram um pouco melhores

247 – As expectativas de inflação no Brasil ainda estão acima da meta, disse nesta sexta-feira (29) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacando que “ainda temos trabalho a fazer”. 

Em evento promovido pela 1618 Investimentos, Campos Neto afirmou, segundo a agência Reuters, que a inflação de serviços começou a desacelerar e os últimos indicadores nessa área vieram um pouco melhores, “mas estamos acompanhando ainda”.

A declaração ocorre um dia após a primeira reunião entre Campos Neto e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um sinal de aproximação em meio à tensão entre os dois. O Banco Central vem sinalizando ao governo que apesar de a inflação apresentar bom comportamento, a desaceleração é mais lenta do que o esperado. 

Os dados surgem em um contexto de recuo acelerado do desemprego.  A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,8% nos três meses até agosto, menor índice desde fevereiro de 2015, quando foi de 7,5% 

Em meio à pressão do governo sobre o Banco Central, o desempenho da economia levou  a autoridade monetária a reduzir sua taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto percentual, para 12,75% ao ano, em 20 de setembro. Antes do encontro com o presidente Lula, o próprio Campos Neto reconheceu que a Selic continua alta. “Gostaria que os juros fossem mais baixos”, disse ele em audiência na Câmara dos Deputados. 

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas