23.4 C
Mato Grosso
segunda-feira, janeiro 19, 2026
spot_img
HomeAgronegócioIndea sacrifica 164 aves após confirmação de gripe aviária em Acorizal

Indea sacrifica 164 aves após confirmação de gripe aviária em Acorizal

Para conter o foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), identificado em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, em Acorizal (a 71 km de Cuiabá), o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) já sacrificou 164 aves, destruiu 212 ovos e instalou uma barreira sanitária no local. Até o momento, este é o único caso confirmado no estado.

Ao todo, 10 equipes, com cerca de 30 profissionais, realizam vigilância ativa nas propriedades do entorno para identificar se houve registros de mortes repentinas de aves ou sintomas compatíveis com a doença.

Além do abate sanitário e da destruição dos ovos, as instalações onde as aves eram mantidas passaram por limpeza e desinfecção. A vigilância se estende às propriedades localizadas em um raio de três quilômetros da área afetada (zona perifocal) e em um raio de 10 quilômetros (zona de vigilância), com apoio de servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Polícia Militar, que controla a circulação de pessoas, animais e equipamentos no local.

A confirmação do foco foi realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), após o criador relatar mortes repentinas de aves domésticas de subsistência. Com o resultado positivo, o Indea iniciou imediatamente as ações previstas em protocolo para impedir a disseminação do vírus.

Mato Grosso está em emergência zoossanitária desde 24 de dezembro, em razão de um foco anterior da doença em Cuiabá, que já foi controlado. A propriedade afetada na capital permanece em vazio sanitário, impedida de abrigar aves por um período de 28 dias.

O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos e que a ocorrência não impacta a avicultura comercial do estado.

Por THIAGO NOVAES

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas