Um incêndio, registrado na noite de domingo (03), nas dependências do antigo presídio do Carumbé, no bairro Novo Mato Grosso, em Cuiabá, deixou vizinhos apreensivos. Apesar das chamas altas, rapidamente o Corpo de Bombeiros extinguiu o fogo e não houve feridos.
Segundo a corporação, ao chegar ao local, a equipe constatou que as chamas estavam concentradas em pontos com acúmulo de madeira na unidade desativada.
Apesar das labaredas altas, não havia risco de propagação, já que a área atingida estava isolada e cercada pelos muros da unidade prisional, o que ajudou a conter o avanço das chamas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a fumaça tomando conta da área interna do antigo presídio. Moradores da região relatam a preocupação com a situação. “Ali está cheio de cachorros, gatos. Será que fizeram propositalmente?”
“Nós, que moramos perto, temos que viver esse […] Não sei por que não derrubaram esse prédio de vez.”
A equipe atuou rapidamente, controlando o fogo e fez o rescaldo, ação que visa eliminar focos residuais e evitar que o fogo volte a surgir.
Não há registro de feridos e, até o momento, a causa do incêndio é desconhecida.
Prédio vazio
A unidade prisional funcionou por muitos anos e era uma das mais antigas da Capital. Contudo, foi desativada em 2023, algo que já era planejado há tempos devido à proximidade da instituição com escolas e moradias, que fortaleciam a insegurança na região.
Os 400 detentos foram transferidos para o Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Por Anny Duarte