O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou, na sexta-feira (17.10), licenças ambientais para a produção agrícola dos povos indígenas Paresi, Manoki e Nambikuara, de Mato Grosso. É a primeira autorização no país.
A ex-deputada federal Professora Rosa Neide (PT) recebeu a notícia do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e repassou a informação às lideranças indígenas durante uma reunião online.
A produção desses povos, que estava embargada há décadas, agora pode ser comercializada. As terras liberadas ficam nos municípios de Tangará da Serra, Brasnorte e Sapezal.
“Lutamos muito junto ao Ibama para conseguirmos essas licenças ambientais. Ao lado das lideranças indígenas dos três povos, participei de diversas reuniões com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e com os técnicos do órgão. Após muitas análises, o Ibama expediu as licenças. É uma vitória para Mato Grosso e para esses povos, que produzem e precisam ter a garantia da comercialização”, comemorou a ex-deputada federal Professora Rosa Neide.
Liderança do povo Paresi, Genilson Paresi agradeceu o empenho da ex-deputada. “A Rosa Neide foi fundamental nessa conquista. Esteve conosco desde o início, participou das reuniões no Ibama e trabalhou intensamente para que o governo federal liberasse as licenças”, afirmou.




