O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto, ministros para debater o projeto de lei que regulamenta o uso das redes sociais, especialmente por crianças e adolescentes. Segundo fontes, houve avanços nas discussões, mas a versão final do texto só deve ser apresentada na próxima semana.
Lula defende que a proposta trate da regulamentação do uso das redes em todas as frentes, indo além da questão da “adultização” de jovens — tema que ganhou destaque após a repercussão de um vídeo publicado pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca.
De acordo com auxiliares do presidente, o texto, em análise há mais de dois meses na Casa Civil, não deve entrar em conflito com os projetos já em tramitação no Congresso Nacional.
Participaram do encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda); Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação); Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais); Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União); Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública); Jorge Messias (Advocacia-Geral da União); e Esther Dweck (Gestão e Inovação).
Antes do envio ao Legislativo, o texto será apresentado aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que já sinalizaram apoio ao andamento da pauta no Congresso.
Por Pedro Teixeira