Home Notícias “Gato” na rede de abastecimento é crime

“Gato” na rede de abastecimento é crime

0
124

Águas Cuiabá reforça campanha de conscientização para combate a ligações clandestinas; cerca de 30% da água tratada é perdidas em fraudes na Capital

Popularmente conhecidas como “gatos”, as ligações clandestinas nas redes de água podem impactar toda a população. Prejudicando o abastecimento urbano e o meio ambiente, as ligações clandestinas podem comprometer não só a estrutura física dos imóveis, com infiltrações e erosões, como também provocar o desperdício de água por meio de vazamentos. De acordo com a Águas Cuiabá, concessionária de água e esgoto da capital, 30% da água tratada é consumida por ligações irregulares.

As ligações clandestinas nas redes de água podem impactar toda a população. — Foto: Reprodução

Tais ligações clandestinas são responsáveis por um consumo dez vezes maior que uma ligação regular. “Como o infrator não tem custo pelo real consumo, ele tende a usar água de forma desenfreada. Com o objetivo de reverter essas manobras irregulares, nossas equipes estão nas ruas para fiscalizar e regularizar essas situações,” explica o gerente operacional da Águas Cuiabá, Guilherme Silvestrin.

Só no ano passado, foram registradas oito mil ocorrências de irregularidades, uma média de mais de 20 casos por dia. Silvestrin esclarece que os impactos provocados por essas ligações atingem também moradores em situação regular. “A partir do momento em que há uma intervenção fraudulenta na rede de água, o sistema de abastecimento como um todo é comprometido. A pressão e o fluxo da água são prejudicados durante o processo de distribuição, ocasionando falta de fornecimento aos consumidores que pagam a sua fatura em dia”, destaca.

Denúncias das fraudes – O furto de água é considerado crime no Brasil. Enquadrado como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o infrator pode pegar pena de reclusão de até quatro anos. Além da detenção, o infrator pode ser multado de acordo com o tipo de irregularidade cometida pelo usuário. Os moradores que identificarem intervenções clandestinas em redes de abastecimento devem denunciar pelos canais de atendimento: 0800 646 6115 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp (65) 9 9276-6008.

Regularização e benefício social – Além da oportunidade de receber os serviços da concessionária mais próximo de casa, por meio da Unidade Móvel, a Águas Cuiabá trabalha em ações que auxiliam os moradores na regularização junto à companhia. “Entendemos que o período pandêmico impactou diretamente a vida financeira da população cuiabana, por isso concentramos os esforços em ações que facilitem negociações e cadastramento na Tarifa Social, benefício concedido pela Prefeitura Municipal”, explica Ederson Teixeira, gerente de clientes da Águas Cuiabá.

Em Cuiabá, mais de 8 mil famílias estão aptas a receber o desconto de 50% na fatura de água e esgoto, mas apenas 2.800 estão cadastradas. Além da unidade móvel, o serviço de adesão é ofertado nas lojas físicas da concessionária, localizadas nos bairros Coxipó, CPA e Centro.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

Por Àguas Cuiabá