A comissão organizadora da 49ª Exposul em reunião nesta quinta-feira (20), com as forças de segurança, na sede Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, definiram as diretrizes e o plano de ação de participação de cada instituição no período da feira, que vai de 7 a 12 de agosto. Na oportunidade, o presidente do Sindicato Rural, Lucindo Zamboni Júnior, recebeu os representantes da segurança pública e também da empresa de segurança privada contratada para o evento.
A questão da segurança, segundo Zamboni, na Exposul é tratada pela organização como um setor prioritário e essencial, para que a festa mantenha a tradição de um evento ordeiro e para a família. “Nós teremos mais de 200 seguranças privados contratados trabalhando na Exposul, fora o apoio primordial da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e os Agentes de Trânsito. A reunião de hoje serviu para alinharmos e organizarmos as atribuições de cada instituição, com a questão de cadastramento de armamentos, a arena de shows e o acesso”, disse.
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Lauro Márcio Osório da Silva, explicou que a PM terá um esquema de trabalho diferenciado no período da 49ª Exposul. “Como em todos os anos, a Polícia Militar é parceira do Sindicato Rural, pois é um evento que movimenta a cidade e abrange todas as áreas, e inclusive da segurança pública. Nós estaremos com um efetivo escalado exclusivamente para a feira, onde faremos a segurança e dando a tranquilidade de a Exposul merece, em todos os dias e noites estaremos com equipes voltadas única e exclusivamente voltadas para o policiamento no parque, bem como em toda a cidade”, explicou.
O investigador chefe da Delegacia Regional da Polícia Civil, Rogério Neves, detalhou qual estrutura que a PJC levará para o Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias durante a Exposul. “A Polícia Civil irá disponibilizar um estande de atendimento ao público em geral, onde faremos a confecção boletins de ocorrência e também trabalharemos no apoio da segurança dentro do parque para manter a ordem pública juntamente com as demais forças de segurança”, falou.
O representante da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SETRAT), o gerente do Departamento de Trânsito e chefe de operações, Fernando Dutra Rivelo, destaca que durante a feira o fluxo de pessoas e veículos nas regiões próximas ao parque de exposições aumenta significativamente. “Nós estamos buscando elaborar um planejamento para que possamos atender a população como um todo, pois sabemos que é um evento de grande vulto e por esse motivo precisamos estar em conjunto com os demais órgãos de segurança pública para que assim atender bem e minimizar os danos. Procurar reduzir a velocidade de quem chega mantendo a fluidez, e fazer um trabalho de conscientização no trânsito também”, explicou.
Fonte: AgoraMT