Home Educação Filho de Gilmar Mendes vira ‘cartola’ em MT e ganha protagonismo na...

Filho de Gilmar Mendes vira ‘cartola’ em MT e ganha protagonismo na CBF

0
16

Reportagem desta quinta-feira (29), revela que o advogado Francisco Schertel Mendes mora em Brasília, mas virou “cartola” do futebol de MT e ganhou protagonismo na CBF.

Filho do ministro Gilmar Mendes, decano do STF, Francisco é diretor-geral do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e virou, no fim do ano passado, vice-presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF).

Foi eleito em uma chapa liderada pelo também advogado Diogo Amorim Pécora, que, desde janeiro de 2025, era assessor de gabinete do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), com salário de R$ 12 mil.

A briga pelo controle da FMF foi influenciada ainda por Luís Otávio Veríssimo, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Advogado, Veríssimo foi secretário-geral da Câmara, sob a presidência de Arthur Lira (PP-AL) e chegou à presidência da Corte desportiva superior com o apoio do grupo que controla a CBF.

Segundo a reportagem, com o mandato de cartola, Francisco Mendes passou a atuar abertamente como tal e tem chamado a atenção de dirigentes de federações e de clubes.

Ele trocou uma atuação discreta de bastidor por uma ação mais explícita em eventos do mundo da bola.

No início deste mês, liderou uma excursão com dirigentes de federações e de clubes por cidades de InglaterraAlemanha e Espanha.

Nessas agendas, assumiu protagonismo e até fez discursos diante de outros cartolas, entre presidentes de clubes e membros de federações.

“Em Mato Grosso, Estado com pouco peso no futebol nacional, está por trás de anúncios da implementação do sistema de árbitro de vídeo (VAR) pela primeira vez no campeonato estadual e de um contrato de transmissão de todas as partidas da competição”, diz o Estadão.

Na CBF, as principais iniciativas de modernização do futebol passam por indicados dele.

A família Mendes tem origem e negócios em Mato Grosso, mas Francisco vive e trabalha em Brasília.

Nos documentos da inscrição da chapa na entidade sediada em Cuiabá, o filho de Gilmar Mendes informou o endereço na capital federal, a mais de mil quilômetros da capital mato-grossense.

NO COMMENTS