A desdolarização liderada pelos BRICS, que é um grupo formado por países emergentes, está incomodando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A análise é do especialista em geopolítica e inteligência, professor Luiz Antonio P. Valle, do canal no Youtube Xeque Mate Global, em entrevista.
“À medida que o dólar perde a relevância, os Estados Unidos deixam também de ter um instrumento financeiro essencial. Para conectar as duas pontas, causa e efeito, os BRICS têm apostado na desdolarização, que é não usar o dólar como única moeda de troca na área comercial. Isso seria para o Trump e para os EUA, a morte da economia americana, que depende de rolar a sua dívida“, salientou.
O especialista informou que somente em juros da dívida pública, os EUA pagam mais de 1 trilhão de doláres por ano.
“Os BRICS começaram a incomodar muito, porque no campo econômico Índia e China cresceram muito, a China é a segunda maior economia do mundo e a Índia caminha para ser a terceira em breve e isso naturalmente coloca em xeque a hegemonia dos Estados Unidos. E Trump sabe que o dólar é o pilar e se esse pilar for derrubado, os EUA vão se ver numa situação muito difícil“.
DO REPÓRTERMT