34.8 C
Mato Grosso
quinta-feira, agosto 7, 2025
spot_img
HomeMundo'Custe o que custar, Índia não abrirá mão dos interesses de seus...

‘Custe o que custar, Índia não abrirá mão dos interesses de seus agricultores’, diz primeiro-ministro

Nesta quinta-feira (7), o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que não abrirá mão dos interesses dos agricultores do país, mesmo que tenha que pagar um preço alto. A fala vem após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos indianos, valor que se iguala ao do Brasil.

Em um evento em Nova Déli, Narendra Modi afirmou que o bem-estar dos agricultores indianos “é supremo”. “A Índia jamais abrirá mão do bem-estar de seus agricultores, do setor de laticínios e dos pescadores. E eu sei, pessoalmente, que terei que pagar um preço alto por isso”, disse ele.

“Eu sei que terei que pagar um grande preço. Mas eu estou pronto para isso. Para os agricultores do meu país, para os pescadores do meu país, para os animais e para os irmãos do meu país, hoje a India está pronta.”

Trump emitiu uma ordem executiva nesta quarta-feira (6) impondo uma tarifa adicional de 25% sobre produtos da Índia, dizendo que o país importava direta ou indiretamente petróleo russo. A tarifa se soma aos atuais 25%, chegando a 50%, se igualando ao total do Brasil. O governo indiano reagiu no mesmo dia às tarifas adicionais de Trump.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia compartilhou um comunicado oficial do país na quarta-feira, em que chamou a determinação de Trump de “extremamente lamentável” e afirmou que o país tomará todas as medidas necessárias para proteger seus interesses nacionais.

O governo indiano ainda afirma que suas importações são baseadas em fatores de mercado e feitas com o objetivo geral de garantir a segurança energética de 1,4 bilhão de pessoas na Índia.

Noticias Relacionadas
- Advertisment -
Google search engine

Mais lidas