Lello Nascimento/G1
O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Esta terça-feira (3) promete ser de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas em Cuiabá. Com mínima de 25°C e máxima de 32°C, a Capital segue sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
Hoje, a umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%. No período da tarde, há alta probabilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas.
Conforme o instituto, o alerta permanece válido até as 23h59 desta quarta-feira (4). Além da Capital, grande parte das regiões Centro-Sul, Nordeste e Sudeste de Mato Grosso também deve ser atingida. (Veja as cidades afetadas ao final da matéria).
Para quarta-feira (4), a previsão é de mínima de 25 °C e máxima de 33 °C, com céu encoberto e chuva ao longo do dia.
Na quinta-feira (5), a mínima cai para 24 °C, enquanto a máxima chega a 34 °C. Já na sexta-feira (6), os termômetros variam entre 24 °C e 30 °C. No sábado (7), a mínima deve ser de 23 °C, com máxima de 30 °C.
O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Cidades afetadas pelo alerta laranja, além de Cuiabá:
Várzea Grande
Rondonópolis
Sinop
Sorriso
Tangará da Serra
Cáceres
Barra do Garças
Lucas do Rio Verde
Primavera do Leste
Alta Floresta
Fonte: RepórteMT



